A .XAT – Montemor-o-Novo conquistou no passado dia 25 de julho, o mais alto título do xadrez nacional ao terminar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão por equipas.
A comemorar seis anos desde a sua fundação (17 de Agosto de 2015), este é o seu já o seu segundo título nacional da 1ª divisão, depois de uma vitória em 2018/2019 e o lugar de vice-campeão em 2019-2020.
A A.XAT – Montemo-o-Novo terminou o campeonato com uma vitória frente à jovem equipa da “Didáxis” e conseguiu assim o pleno de 100%: 9 jogos-9 vitórias, um registo histórico que não acontecia desde 2016/2017 com o A.X Gaia – Vice- Campeão este ano.
A nona vitória por 3-1 contra a equipa de Famalicão num match sem grande história, e que servia para cumprir calendário do novo campeão nacional e acabou por confirmar a descida da ” Didáxis”.
O GM Jaime Santos Latasa conseguiu um vitória fácil e rápida no segundo tabuleiro. Em seguida o GM Neuris Delgado também confirmou o seu maior favoritismo vencendo o seu oponente.
Com partidas mais demoradas, o GM Manuel Perez Candelario venceu o seu jogo e alcançou a sua segunda vitória consecutiva, e garantiu assim, a vitória no match e o título com 100% de vitórias.
Menos sorte teve o MI Paulo Dias que foi surpreendido por uma adversária menos cotada, distraindo-se e acabou por perder por tempo. Ainda assim não afetou a vitória no encontro.
Com este resultado a A.XAT Montemor-o-Novo terminou o Campeonato Nacional por Equipas da 1.ª Divisão com um registo perfeito de nove jogos e nove vitórias, um feito raro neste tipo de competições e muito valorizado pela forte concorrência.
Classificação Final:
https://chess-results.com/tnr545683.aspx?lan=10&art=46