Entre 10 e 17 de novembro, disputou-se o XVIII Festival Internacional De Xadrez da Figueira da Foz – Torneio Babir ALI, com a presença de Carlos Albornoz em representação da A.XAT – Montemor-o-Novo, Bruno Martins e Miguel Silva da AFOX – Academias A.XAT, entre os 80 participantes.
Um torneio bem disputado, mas com um sabor amargo para os jogadores da A.XAT.
O cubano Carlos Albornoz a representar a A.XAT – Montemor-o-Novo garantiu o 3º lugar da classificação geral com 7 pontos, com apenas uma derrota, frente ao vencedor do Torneio, o arménio Karen Grigoryan, dois empates, e seis vitórias.
Bruno Martins a representar a AFOX – Academias A.XAT foi o melhor português do torneio, com uma prestação memorável, que lhe garantiu o 5º lugar da geral, com 6,5 pontos, com esta prestação ficou muito perto da obtenção de uma norma de mestre internacional, que seria a terceira e daria acesso ao título, assim que atingisse os 2400 pontos Elo.
Bruno teve uma performance de 2430 pontos, corrigida para 2449 em termos de normas, ficando por isso a apenas um ponto Elo do objetivo.
Miguel Silva, o outro representante da AFOX – Academias AXAT terminou em 33º lugar com 5 pontos.
Na oitava ronda destaque para o primeiro duelo A.XAT – Montemor-o-Novo VS AFOX – Academias A.XAT, com Albornoz a derrotar Martins, na única derrota do jovem luso.