A.XAT – Campeã Nacional de Semi-rápidas por Equipas

Título Nacional de semi-rápidas veio para Montemor-o-Novo.

A A.XAT – Associação de Xadrez A Torre conquistou o título nacional coletivo de partidas semi-rápidas, competição que juntou 64 formações e cerca de 260 jogadores nas instalações do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande.

A A.XAT somou 23 pontos nas oito rondas da prova, correspondentes a sete vitórias e apenas um empate, cedido à Amadora Xadrez, na quinta jornada.

Os mestres internacionais Rui Dâmaso, Paulo Dias, o candidato a mestre Pedro Rego e o mestre FIDE João Leonardo formaram o quarteto vitorioso da AXAT, capitaneados por Pedro Pita Soares, e todos conseguiram excelentes performances individuais. Dâmaso somou 7 pontos em 8 jogos, Dias averbou 5,5 em 8, Rego conseguiu 7,5 em 8 e Leonardo fez 6,5 em 8.

O segundo lugar do pódio final foi para a Escola de Xadrez do Porto, com 20 pontos, os mesmos da Académica de Coimbra (terceira), da ADRC Mata de Benfica (quarta), da Amadora Xadrez (quinta) e do GD Dias Ferreira A (sexto). A equipa portuense beneficiou de um melhor desempate para chegar ao estatuto de vice-campeã.

Na oitava e derradeira jornada bastava um empate à AXAT para se sagrar campeã, mas a equipa conseguiu melhor, ao derrotar a forte formação da AX Portugal/Atlantidiagonal, por 3-1.

A AXAT apresentou ainda uma equipa B capitaneada por Carlos Dantas, com José Miguel Ribeiro, Pedro Barata, Marco Oliveira e Carlos Ferreira, estes terminaram a prova em 19º lugar
Classificação final:

1.º AXAT A, 23 pontos;
2.º EX Porto A, 20;
3.º Académica de Coimbra, 20;
4.º ADRC Mata de Benfica, 20;
5.º Amadora Xadrez, 20;
6.º GD Dias Ferreira A, 20;
7.º AX Portugal/Atlantidiagonal, 19;
8.º GD Ferroviários B, 19;
9.º AEJ S. João Madeira, 19;
10.º IF Torrense, 18.